Com o intuito de proporcionar melhores oportunidades de aprendizagem, recorre-se a “Formas Parciais de Jogo” (ex: 2x1+Gr Avançado). São situações mais simples que as formas condicionadas de jogo, que possuem a relação de oposição e de cooperação e o objectivo do jogo e que conseguem evidenciar e facilitar, sem descontextualizar, determinadas partes do jogo (Graça e Pinto, 2004).
Ao contrário das Formas Condicionadas de Jogo, as Formas Parciais de Jogo não se obrigam à regra da paridade entre ataque e defesa, a situação de partida pode beneficiar um deles (ex:3x1+Gr); não se obriga igualmente à 28 conversão natural do ataque em defesa e defesa no ataque; tem prioridade a acentuação do problema focado e respectivas soluções. Porém, uma das grandes vantagens da aprendizagem através das Formas Parciais de Jogo (jogos reduzidos) é o de proporcionarem aos praticantes um elevado número de oportunidades para repetir as acções técnicas mediante os desafios cognitivos exigidos no contexto de jogo (Antunes et al., 2004)
Se através das “Formas Parciais de Jogo” os conteúdos ou os problemas não forem resolvidos, há que descer até às “Formas Simplificadas Para o Jogo”.
É necessário encontrar “Formas Condicionadas de Jogo”, ou seja, jogos mais simples, menos complexos que o “Jogo Formal” (11x11), com menos jogadores (ex:3x3, 5x5, …), num espaço mais reduzido, que possua a mesma estrutura táctica do jogo global, mas que contenha algumas adaptações que se ajustem à idade, ao nível de desenvolvimento dos praticantes e que lhes permitam ter sucesso. De acordo com Graça e Pinto (2004), é importante que as formas condicionadas de jogo sejam reconhecidos como “jogos autênticos”, disputadas por equipas com o mesmo número de jogadores, onde se preservem as relações problemáticas de cooperação/oposição e o fluxo normal do jogo, com convertibilidade natural do ataque em defesa e vice-versa. Porém, nem todos os conteúdos nem todos os problemas, podem ser resolvidos através das “Formas Condicionadas de Jogo” (ex:3x3). Teremos então que introduzir outras situações de aprendizagem mais acessíveis, para que o nível de jogo possa melhorar.
Sem comentários:
Enviar um comentário