2009-2010 : santiago , luis , andré - o começo
a posição correta
Futebol de 7 - Sistema Táctico: 3-2-1
Funcionamento:
Este sistema teve origem no 1-3-1-2, tendo como objectivo reforçar o meio campo, melhorando a distribuição do espaço e dos elementos nesse espaço de jogo. Assim, teremos 1 guarda-redes, 3 defesas, 2 médios centros e 1 avançado. Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico -técnico - táctico dos alunos. O defesa central actua com grande sentido das coberturas, e dando início ao jogo de ataque. Dados que existem dois médios, um deles terá funções mais defensivas e o outro com funções mais ofensivas, jogando um ao lado do outro. O avançado deverá ter muita mobilidade, grande facilidade para desmarcações de apoio e de ruptura, bom nível para jogar de cabeça, boa velocidade e grande capacidade de remate. Este sistema oferece uma maior solidez defensiva ao permitir que os elementos estejam mais juntos no terreno de jogo. É mais semelhante com o futebol 11, com dois laterais que se incorporam no ataque, dois médios centros com funções muito parecidas ao futebol 11, e um avançado que joga mais isolado.
Vantagens:
Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol 11.
Melhor distribuição de espaços e elementos da equipa.
Melhora a eficácia defensiva.
Melhora a posse de bola pois não existem excessivas distâncias entre colegas.
Maior possibilidade de aproveitar espaços livres nos contra-ataques.
Desvantagens:
Em situação de ataque, podem existir poucas ajudas ao avançado se este sistema de jogo não estiver bem automatizado.
Exige um maior trabalho táctico para coordenar as acções colectivas.
Está mais vocacionado para utilizar em alunos de 10-11 anos pois exige uma maior capacidade de assimilação de conceitos tácticos.
Como trabalhar lateralidade com crianças de 4 a 8 anos?
Para a lateralidade, todo e qualquer exercício em que as crianças precisem utilizar o lado servirão. Existem muitas opções, nomeadamente:- Uso de bolas variadas (no peso, tamanho, cor, etc.) utilizando mãos, pés, cabeça, joelho, coxas, ombro;
- Deslocamentos variados com a bola, formações diferentes (duplas, trios, grupos, etc.);
- A batata quente, a bola é passada para quem está ao seu lado;
- A “adoleta”, bate-se na mão da pessoa que está ao lado;
- (para crianças menores) sugiro que utilize actividades de conteste, um exemplo, quem consegue ficar do lado x da caixa e agora do outro lado.
Existem vários livros de recreação que trazem sugestões de joguinhos e brincadeiras (com e sem bola) para trabalhar lateralidade. Os monitores podem ser criativos e os exercicios a ensinar são pessoais , dependendo do modo como convivemos com os jovens.
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